Manu Lafer lança uma versão de seu álbum de 2008, Ta Shemá, como parte da divulgação do seu songbook, que contêm mais de 100 partituras para violão e voz, com letras e melodias gravadas em mais de 20 anos de carreira.
Aqui estão somente com os arranjos de violão para as 13 faixas, daí o título “vaults” (baú), pois a original continha outros instrumentos, por escolha e expertise dos arranjadores. Como compara o produtor Alexandre Siqueira, o trabalho são fotografias do projeto original: as faixas não foram regravadas, mas restauradas de cópias de monitor e mp3 originais. A apresentação original das composições, com seu foco na abordagem de melodias, ritmos e violão acústico faz com que estes sejam os verdadeiros protagonistas e representantes da criação artística.
Apenas duas canções são de outros autores: Cristo Nasceu Na Bahia, cantada por Mateus Aleluia, um sucesso do teatro nacional do final dos anos 1920 e Vamos A La Cama, um sucesso, agora da televisão, de países de língua espanhola dos anos 1960. Há apenas uma canção gravada ao piano e não com violão, Da Janela.
Ta Shemá, como outros álbuns de Lafer como Doze Fotogramas, Grandeza e Frum, mescla várias tradições brasileiras e aponta para uma influência judaica.
Thesaurus Vaults – Ta Shemá, é uma síntese da obra multifacetada de Lafer, autor de cerca de 400 canções, influenciadas por nomes como João Gilberto, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Chico Buarque, Paulinho Da Viola e Caetano Veloso.