Intérprete e Compositor
#PartiuZePelintra
(Tributo a Germano Mathias)
#PartiuZePelintra – O cantor Germano Mathias, o Catedrático Do Samba, recebe uma homenagem da MPB. Considerado o maior representante do samba paulista em atividade, iniciou sua carreira na década de 1950 adicionando elementos de sapateado, das rodas de tiririca, no estilo de cantar que ele define como sincopado. Entre os convidados estão Carlinhos Vergueiro, Gilberto Gil, Fafá De Belém, Graça Braga, Leila Pinheiro, Luiz Tatit, Mateus Aleluia, Ná Ozzetti e Zelia Duncan.
Intérprete
Meu Samba É De Futebol
(Germano Mathias)
Manu participa desse disco do catedrático do samba Germano Mathias cantando com ele a faixa Malandro Não Vacila, que aborda com muito humor o malandro antigo com sua ética e a violência da Grande São Paulo e que é apresentada nos shows do sambista mas permanecia sem registro, e passou a ser adotada no repertório de shows de Manu.
Corpo Do Som
(Barbatuques)
Foi com orgulho que Manu participou desse disco dos Barbatuques, grupo inovador pertencente à sua geração, assobiando em um medley de Peixinhos do Mar (adaptação de Tavinho Moura) e Marinheiro Só (adaptada por Caetano Veloso) .
Yom Tov
1983
Names Vol. 1
(Brian Gari)
Manu Lafer interpretou a faixa Sue Anne (música originalmente instrumental do Tom Jobim, agora com letra em inglês de Brian Gari) no CD de Brian Gari.
Compositor
Run N’ Fly
Run N’ Fly é um coletivo de smooth jazz, funk e R&B, na mesma linha de outros coletivos como Steely Dan e Incognito. A música e os arranjos do álbum, que tem o nome do grupo, são do produtor, guitarrista e estrela do jazz Sandro Albert. Manu escreveu todas as letras, em inglês, sobre modelos femininos fortes, que definiram e impulsionaram a cultura pop.
As faixas contagiantes e cheias de balanço compostas por Albert, ao receberem as letras de Manu, tornaram o álbum uma homenagem peculiar e poderosa a alguns dos nossos maiores e mais belos ícones femininos. Assim, Pam homenageia a musa dos filmes blaxploitation, Pam Grier; Raquel é o tributo à sex symbol hollywoodiana Raquel Welch: Lynda Carter, a eterna Mulher Maravilha, é a estrela em Lynda; Stella faz referência ao clássico Stella by Starlight e a Stella Maris, esposa de Dorival Caymmi; e em Roberta Manu faz mais uma homenagem a Bobbie Gentry, a quem já havia dedicado o disco Somebody Like Me. Junto com as demais seis faixas, compõem um painel que reverencia o empoderamento feminino. O disco tem participação de veteranos como o lendário baterista Omar Hakim, o percussionista Bashiri Johnson, o baixista Derrick Murdock e os vocalistas Darryl Tookes, Cindy Mizelle e Angela Clemmons.
Window
(Jeanne Gies, Howard Alden)
A cantora e compositora nova-iorquina Jeanne Gies interpreta 9 músicas de Manu Lafer, para as quais ela fez versões em inglês. Os arranjos e o acompanhamento são do mestre da guitarra de sete cordas Howard Alden. A química e a coesão entre Gies e Alden, como disse a radialista Sheila Anderson, remete às gravações icônicas do duo formado pelos grandes Ella Fitzgerald e Joe Pass.
Embalar
(Ná Ozzetti)
A faixa A Lente do Homem foi escolhida por Ná Ozzetti para integrar o repertório de seu álbum Embalar. No dizer de Manu, “Ná Ozzetti é sempre definitiva, uma alegria ter tido o apoio dela desde que eu comecei a compor na adolescência.”
Cinco Sentidos
(Mateus Aleluia)
A Lente do Homem foi também a escolhida de Mateus Aleluia, dentre as canções de Manu, para ser cantada em Cinco Sentidos, álbum em que Mateus tem o seu tempo musical, sempre oscilando da maneira mais natural, sem a previsibilidade do “click”, para revelar os outros sentidos da música e própria música para o seu autor e seus ouvintes .
Sem Poupar Coração
(Nana Caymmi)
Parceria com Danilo Caymmi, que encomendou a Manu a letra para Visão, tema musical de um cego que seria personagem de uma telenovela cuja sinopse não fora incluída na encomenda. Dori e Nana, com toda a afinidade de quem fez música em duo a vida inteira, além do parentesco, são um espetáculo à parte.
E O Nosso Mínimo É Prazer
(Gonzaga Leal)
Manu e Fabio Tagliaferri compuseram Música de Frente, que o cantor pernambucano Gonzaga Leal escolheu para cantar em seu álbum cujo título veio de um dos versos da canção de Manu e Fabio.
Intimidade E Silêncio
(Branca Lescher)
A cantora paulista Branca Lescher incluiu neste disco sua intepretação para Candido, faixa composta e gravada por Manu e Danilo Caymmi para o CD O Patriota.
Trégua
(Chico Saraiva)
O disco do violonista Chico Saraiva trouxe Ensaio, música feita em parceria com Manu, interpretada por Ná Ozetti .
Só Um É Muito Só
(Fabio Tagliaferri)
Em seu segundo disco, Fábio Tagliaferri, habitual parceiro de Manu, incluiu quatro faixas compostas pela dupla: Música de Frente, Safadinha, Choro a Dois e Mais. O show dos dois artistas mesclava o repertório desse álbum com o de Doze Fotogramas, de Manu, fortalecendo a parceria.
Sinatra & Jobim @ 50
(John Pizzarelli)
Como o título do disco já sugere, o guitarrista John Pizzarelli celebra os 50 anos do álbum Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (Reprise, 1967). Entre as faixas selecionadas está Canto Casual, com refrão em português de uma música com a cantora Jessica Molaskey inédita que o casal encomendou especialmente a Manu.
#Temdetudoemsp
Manu comparece neste álbum de Bruno Giovannetti como parceiro nas faixas A Chave e Bravata Borboleta.
Coletâneas
A faixa Moira ou Lorena, composição de Manu em parceria com Danilo Caymmi, foi incluída em duas coletâneas: Brasil Bacana, terceiro volume da Discoteca Básica Tratore, e Havaianas – Vida do Paraíso, patrocinada pela famosa marca brasileira de sandálias.