O Patriota expande a parceria com Danilo Caymmi, a mais constante dentre as muitas que Manu Lafer tem cultivado ao longo de sua carreira. A música que dá nome ao disco é uma homenagem ao humor e à imaginação de Tom Jobim, com quem Danilo trabalhou por 10 anos. Nas 13 faixas do CD, Manu e Danilo se revezam como intérpretes. Candido, num clima de Clube da Esquina que Danilo trouxe de sua participação no segundo álbum histórico deste; a engenhosa Moira ou Lorena, com o tradicional tema da disputa entre louras e morenas nas marchinhas brasileiras; e Você e Meu Violão, com um registro antológico do instrumento por Swami Junior, são alguns do destaques. Um registro histórico: Pedir pra Voltar, a primeira parceria dos irmãos Danilo e Dori até então, interpretada com a irmã Nana – que exigiu a troca do título original, Hino. A produção é de Fabio Tagliaferri e Swami Jr.
Release por Moacyr Godoy Moreira
“O Patriota”, faixa-título do CD, traz referências a Tom Jobim, Dorival Caymmi e uma singela homenagem ao filho de Tom, João Francisco. O CD reúne letras de Manu Lafer e a música de Danilo Caymmi, com participações especiais de Nana Caymmi, Dori Caymmi e Na Ozzetti.
O Patriota é um cd de canções brasileiras. “Brasileiras por amor à música brasileira e sem nacionalismo”, pela definição de Manu Lafer. Todas as canções são assinadas por Danilo Caymmi, em parceria com Manu Lafer, cuja formação de médico pediatra agrega no currículo o título de compositor, com dois CDs lançados em circuito independente – “Baião da Flor”, lançado em 1998 e ” Doze fotogramas”, de 2001.
Danilo Caymmi resgata a leveza da composição, estimulado pela cadência poética de Mau Lafer. Este CD faz remeter ao LP independente de Danilo “Cheiro Verde”, lançado nos anos 70 e recentemente reeditado na Europa. “É um disco autoral. Pude ser mais ousado, sem pensar em mercado. Tive muita liberdade para compor juntamente com Manu no eixo Rio-São Paulo-Pequeri (MG). Gravamos o CD em São Paulo e conheci grandes músicos paulistas. Este trabalho é mais reflexivo e não é para ser ouvido uma vez só. Espero que essas músicas também se transformem em sucessos.” O município mineiro de Pequeri é a casa onde mora Dorival Caymmi, e que foi um ótimo cenário para a criação do trabalho.
A faixa título O Patriota é um samba que fala do amor de um conquistador, romântico e desajeitado, que vem raptar a amada. Há uma lembrança de histórias bem-humoradas de Tom Jobim, que contava a Danilo sobre seu desejo de morar numa casa com um pé direito que fosse alto o suficiente para que ele pudesse “entrar na sala a cavalo e desembainhar sua espada, dando vivas à República…”. Insônia é uma cena de amor no Rio de Janeiro, uma singela homenagem a João Francisco Jobim (filho de Tom, morto em acidente de carro aos 18 anos no Rio, em 1997).
No CD há algo inédito dentro da família Caymmi. “Pedir Pra Voltar” é a primeira parceria autoral de Danilo e Dori, que faz o violão e vocal, na letra de Manu Lafer. Para interpretar, Danilo convidou a irmã Nana. A canção já nasce como se fosse um clássico.
“Zepelim” é baseada no relato de Dorival Caymmi quando jovem, vendo um “mistério” voador, indo para a praia de Ipitanga, em Salvador. O encarte traz uma foto do Zepelim tirada pelo bibliófilo José Mindlin, avô de Manu, no tempo em que era repórter do jornal O Estado de São Paulo.
É o terceiro CD de composição de Manu Lafer. O encontro dos compositores se deu quando Danilo Caymmi zapeando, assistiu Manu lançando seu primeiro CD Baião da Flor no programa “Sem Censura”, da TV Educativa do Rio, e adorou o encadeamento poético de suas canções. A partir de lá, Danilo fez uma única parceria em “Doze Fotogramas”, faixa-título do segundo CD de Manu, e também nos planos, agora concluídos, de fazer o terceiro CD completamente em parceria.